ESD - ELECTRO STATIC DISCHARGE


Calçados de segurança ESD, em conformidade com a norma DIN EN ISO 20345

Geralmente, todos os calçados de segurança são produzidos de acordo com a norma DIN EN ISO 20345. Na norma, não há nenhum requisito/teste para o padrão ESD. Aqui é definida apenas a área antiestática para calçados de segurança.

 

Sapatos antiestáticos devem ser usados se houver a necessidade de reduzir a carga eletrostática e, onde ao mesmo tempo puder ocorrer contato com equipamentos energizados. Normalmente, pequenos choques elétricos devido a descarga eletrostática não são perigosos para as pessoas, mas podem ter consequências graves em áreas com riscos de explosões ou ao se tocar em componentes sensíveis.

 


Na norma DIN EN ISO 20345, é definida a resistência de contato para todos os calçados de segurança. Ela deve estar na faixa superior a 105 Ohms (100k Ohms) e inferior a 109 Ohms (1.000M Ohms).

 

Identificação de calçados ESD

Conforme a norma DIN EN 61340, o símbolo ESD é usado para identificar produtos ESD. Não se trata aqui de um requisito da norma de calçados DIN EN ISO 20345. Calçados que são identificados como calçados ESD, garantem uma resistência ao contato elétrico do método de medição de pessoa-calçado-piso, de acordo com a DIN EN 61340-5-1 de <108 Ohms (100M Ohms). Isso serve para proteger o produto na produção e quando usado em áreas com riscos de explosões.

 


A princípio, os calçados ESD têm as mesmas características de segurança que os sapatos sem o símbolo ESD. O fabricante do calçado garante apenas a resistência de contato, conforme definida acima. As características de segurança relevantes são idênticas para ambos grupos de calçados, de modo que, por exemplo, os eletricistas também devem usar calçados de segurança ESD para suas atividades normais. Através de uma avaliação de risco do local de trabalho, devem ser tomadas medidas de proteção adicionais, seja para trabalhar em sistemas ou componentes energizados. Na DGUV 112-191, para o uso de protetores para pés e joelhos, o valor mínimo de 105 Ohms (0,1M Ohms) é especificado como o limite inferior para a resistência de um produto, a fim de fornecer uma proteção limitada contra descargas elétricas perigosas através do corpo (choques) ao se trabalhar com até 230 V.